O ChatGPT encara episódios de instabilidade. De acordo com a página de status da OpenAI, o chatbot está indisponível para alguns usuários. A indisponibilidade também foi identificada em testes internos do Canaltech e relatada por usuários em redes sociais, como o X (ex-Twitter).
A falha começou a ser investigada pela OpenAI às 4h21 do horário de Brasília e foi identificada às 05h32. Contudo, o problema ainda permanecia de pé por volta das 7h, impactando o acesso em diversos países, incluindo o Brasil.
Às 6h, a empresa informou que continuava a trabalhar em uma solução para o problema, mas ainda não tinha uma previsão de solução para o incidente. Só às 8h19 que a OpenAI informou que implementou uma correção e que estava monitorando os resultados.
Às 8h45, a empresa atualizou a página de status e enviou notificações por e-mail para avisar que o incidente foi resolvido e que todos os sistemas estavam operacionais.
Mais tarde, às 11h33, a OpenAI relatou outro problema que afeta algumas pessoas no mundo todo, sem previsão de normalização. Segundo a página de status do serviço, a empresa está investigando o que causa o incidente.
ChatGPT ficou fora do ar
O incidente impedia o acesso tanto à versão web quanto aos apps para Android e iOS do serviço. Ao entrar no chatbot pelo navegador, por exemplo, a página retorna o erro “bad gateway” e impedia o prosseguimento ao login do ChatGPT.
O caso também foi reportado na versão estrangeira do Downdetector, onde há queixas sobre o mesmo erro. Na plataforma colaborativa, as reclamações começaram mais cedo, por volta de 3h30, e se concentram em diversas partes dos Estados Unidos.
Chatbot sai do ar novamente
Após a normalização do serviço por volta de 9h, o ChatGPT voltou a apresentar dificuldades para ser utilizado nesta terça-feira (4). O caso foi confirmado pela própria OpenAI às 11h33 no horário de Brasília, mas sem revelar muitos detalhes sobre o caso.
Em testes do Canaltech, notamos que o site do chatbot chega a carregar, mas o serviço não oferece opção para fazer login e nem o histórico de conversas. Ao enviar mensagens, a plataforma também não apresenta nenhum resultado.