O Android 15 enfim foi lançado na última terça-feira (15) com novos recursos de segurança, privacidade e controle dos apps. Inicialmente, a grande atualização do sistema está disponível apenas aos celulares da linha Google Pixel, mas será expandida a aparelhos de outras marcas no decorrer dos próximos meses.
7 destaques do novo Android 15
Listamos algumas novas funções de destaque no sistema operacional do Robozinho:
1. Espaço privado para esconder apps
O sistema agora oferece um recurso chamado “Espaço Privado” para esconder alguns aplicativos da biblioteca convencional e liberar o acesso apenas com senha, o que pode dificultar o trabalho dos curiosos.
Algumas interfaces já possuem recursos parecidos, como é o caso da One UI, da Samsung
, mas agora a função foi liberada para todos os celulares Android.
2. Mensagens via satélite
Assim como o rival iOS, o Android se tornou compatível com o envio de mensagens via satélite e oferece uma alternativa em casos de emergência, quando a pessoa não tem acesso a Wi-Fi ou rede de internet móvel. A distribuição do recurso, no entanto, ainda depende das operadoras.
3. Modo Pouca Luz
O Android 15 introduziu o modo Pouca Luz no app de câmera: o recurso ajusta automaticamente a exposição em lugares com baixa luminosidade e permite tirar fotos mais nítidas. Além disso, o sistema trouxe mais extensões no controle da câmera para quem gosta dos modos personalizados de captura.
4. Modo de proteção contra roubo
O Brasil foi o primeiro país a receber os recursos de proteção contra roubo do Android, com opções para bloquear a tela ao notar movimento similar ao de furto e bloquear o aparelho à distância apenas com o número de telefone celular. A 15ª geração do sistema leva as funções para todos os usuários no mundo.
5. Otimização dos passkeys
Também conhecidas como chaves de acesso, as passkeys receberam melhorias com a atualização e agora podem autenticar contas com apenas um toque na tela. Vale destacar que o recurso substitui a senha tradicional por uma validação via biometria ou reconhecimento facial.
6. Arquivar apps pelas configurações
Aplicativos sem uso podem ser arquivados no Android 15 — dessa forma, ocupam menos espaço de armazenamento, mas também podem ser baixados rapidamente quando o usuário precisa abri-los. Antes, a medida era exclusiva da Play Store, mas agora virou uma configuração nativa do sistema.
7. Gravação parcial da tela
O gravador de tela ganhou uma melhoria importante e agora consegue capturar somente uma parte da tela, como um aplicativo específico. A novidade é importante para aumentar a privacidade na hora de criar vídeos e mostrar apenas as partes consideradas necessárias.